A grande verdade é que o Marketing foi criado nas ruas e nas empresas. Só depois, tais conhecimentos práticos foram levados para as universidades.
Assim, na verdade, ninguém entende melhor de Marketing aplicado do que os grandes empresários – eles são os criadores, implementadores e doutores de toda a essência do Marketing.
Mais do que isso, com o passar do tempo e a criação da internet e a difusão das informações, todos já conhecem as regras básicas e mais importantes de Marketing.
Como, por exemplo, manter um bom atendimento, implementar um trabalho de pós-venda, investir em qualidade, etc.
Logo, o que o empresário realmente precisa, quando contrata uma empresa de Marketing, não é de alguém para passar ao mesmo uma série de conceitos acadêmicos e técnicos.
O que ele precisa é de um braço forte, para ajudá-lo a aumentar as vendas.
O resto é enredo e conversa fiada, para hipnotizar o empresário e fazê-lo gastar com àquilo que ele não precisa.
Análises internas, mudanças de paradigmas, reformas de protocolos internos, imersões, branding, análise swot, etc., são métodos que interessam apenas a empresas gigantescas.
Isso porque só essas empresas realmente vão ter milhões de reais disponíveis, não só para investir em profissionais verdadeiramente gabaritados para coordenarem a aplicação dessas ferramentas; mas, principalmente, para investir na implementação prática das mudanças, campanhas e projetos que serão sugeridos.
Vamos supor que você contrate uma empresa de Marketing para fazer um estudo da sua logo e das cores de sua marca.
Então ela passa meses analisando e cruzando todas as informações do seu público algo, do seu produto e etc. Tudo para lhe sugerir uma nova logo e novas cores a serem usadas no estabelecimento e na marca.
Assim, a pergunta é se, além de todo o dinheiro que você investiu no estudo, você terá condições:
# De jogar fora todo o material que você já tem pronto e fazer tudo de novo?
# De mandar imprimir todo seu material com a nova logo; mudas as cores do estabelecimento e da marca?
Se a resposta é sim, você fez um bom investimento em Marketing.
Se a resposta é não, você queimou muito dinheiro.
Assim, se você quer aumentar vendas, para se tornar uma empresa gigantesca e, só depois, ter condições de investir milhões em Marketing, contrate a assessoria da empresa Arranha Marrom, para turbinar suas vendas.
David Kaufer