1. PÚBLICO-ALVO, MARKETING E SUPORTE
O “mercado” é o palco onde ocorrem os negócios e todo tipo de operações
empresariais, e “produto” é tudo aquilo que é oferecido no mercado para ser consumido.
De modo geral, no mercado existem os produtos provenientes da indústria e mais
os que provém do comercio e da prestação de serviços.
Então, resumidamente, pode-se dizer que no mercado existem dois tipos de
produtos principais: mercadorias e serviços.
Dentro do mercado existem os “público-alvo” que nada mais são que grupos de
consumidores interessados em adquirir determinados produtos.
A diferença entre empresários zumbis e empresários conectados é muito simples:
enquanto os primeiros produzem coisas esperando que um milagre faça os consumidores
baterem na sua porta para consumirem seus produtos, os empresários conectados
procuram, antes de tudo, identificar seu público-alvo no mercado, para depois se
comunicarem com ele e oferecer seus produtos.
Para vender produtos no mercado, os empresários conectados cumprem as
seguintes etapas:
1.1. Público-alvo: Identificam seu público-alvo no mercado e criam um banco de
dados com as informações sobre o mesmo.
1.2. Marketing: Criam e desenvolvem peças de comunicação para “falar” com
seu público-alvo através de inúmeros recursos existentes no mercado:
mídia, distribuição de material de propaganda, distribuição de brindes,
patrocínio, internet, marketing de guerrilha, marketing de conteúdo, etc.
1.3. Suporte: Dispensam um atendimento ao cliente compatível com os
discursos proferidos nas peças de comunicação.
2. CAPITAL, MATÉRIA PRIMA E MÃO DE OBRA.
São a “Santíssima Trindade” do empreendedorismo. Na ausência ou insuficiência
de qualquer um deles o empreendimento resta comprometido e se torna arriscado.
3. PLANO DE AÇÃO E SUCESSO COMERCIAL.
Para o sucesso comercial de uma empresa, é de suam importância desenvolver
um “plano de ação” dentro dos contextos anteriormente descritos (item “1.” e “2.”).
Uma das melhores maneiras para resolver esse plano de ação é fazê-lo através de
perguntas e respostas.
O plano de ação não deve ser algo engessado, rígido e imutável. Ao
contrário, ele deve ser dinâmico, deve ser enriquecido constantemente, com novas
ideias, informações e propostas.
O plano de ação deve ser materializado num caderno, livro ou arquivo digital.
O importante é não apagar o que não será mais utilizado ou o que mudou,
devendo-se manter todos os registros novos e antigos, para acompanhar e evolução dos
fatos e acontecimentos.
4. PERGUNTAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PLANO DE AÇÃO DE
SUCESSO.
4.1. Sobre os produtos:
4.1.1. Quais são os produtos que eu tenho para oferecer no mercado
(enumerar um por um).
4.1.2. Quais são as características de cada um dos produtos?
4.1.3. Que modelos serão utilizados
4.2. Sobre a viabilidade da Santíssima Trindade: dentro de cada produto
marcar com um “X” a viabilidade imediata sobre o aspecto capital, matéria
prima e mão de obra que envolve o produto e responder as perguntas
abaixo.
Exemplo:
Produto – Camiseta de manga longa estampada:
( ) CAPITAL ( ) MATÉRIA PRIMA ( ) MÃO DE OBRA
4.3. Sobre o público-alvo:
Qual o público-alvo do produto?
4.4. Sobre o marketing:
Quais as peças de comunicação que serão criadas e utilizadas inicialmente
para “falar” com o público-alvo?
4.5. Sobre o suporte:
4.5.1. Quais os pontos positivos?
4.5.2. Onde é preciso melhorar?
Felix Rego