O objetivo final de qualquer tipo de marketing é um só: VENDER!
Quando alguém distribui folhetos de propaganda na rua ou anuncia no jornal do bairro, esse alguém está fazendo MARKETING CONVENCIONAL.
Quando alguém coloca um banner aqui no bonde para divulgar seu site na internet, esse alguém continua fazendo MARKETING CONVENCIONAL, embora a internet seja um meio digital.
Quando alguém escreve coisas interessantes em um site para atrair internautas com a intenção de torná-los futuros clientes, esse alguém está fazendo MARKETING DIGITAL, chamado de INBOUND MARKETING.
O INBOUND MARKETING é um processo sutil que tenta envolver e ganhar a confiança de futuros clientes através de conteúdos publicados na internet, sem jamais abordar diretamente os internautas para comprarem qualquer coisa durante o processo de envolvimento.
O INBOUND MARKETING opera de modo oposto ao OUTBOUND MARKETING, que é o MARKETING CONVENCIONAL que rola na rede, e que também é conhecido como MARKETING DE INTERRUPÇÃO, já que interrompe tudo a qualquer momento para vender seu peixe, como ocorre nas propagandas veiculadas nos intervalos da televisão.
Mas qual a diferença entre INBOUND MARKETING e OUTBOUND MARKETING diante do MDL ou MARKETING DIGITAL LACRADOR?
O próprio nome já diz tudo. Enquanto o INBOUND e OUTBOUND MARKETING são farinhas do mesmo saco baseadas na realidade americana, o MDL é uma cartilha de marketing digital elaborada com base na nossa realidade, e cuja fórmula geral é esta:
MARKETING DIGITAL LACRADOR (MDL) = INBOUND MARKETING + OUTBOUND MARKETING - IDIOTICES QUE NÃO TEM NADA A VER COM A NOSSA REALIDADE.
Abaixo um vídeo bem feito sobre Inbound Marketing. Na prática, porém, a história não é bem assim, como se verá no transcorrer dos nossos tutoriais de MDL.
Mas vale a pena assistir.
Bonde em movimento, vamos que vamos...
Felix Rego - diretor da Aranha Marrom.