INTRODUÇÃO: O QUE É A PERSONA
Todo empresário quer vender para determinado grupo de clientes que existe no mercado. Esse grupo é chamado de: PÚBLICO ALVO.
Dentro do PÚBLICO ALVO existe um tipo de cliente ideal para o seu negócio. Esse tipo de cliente ideal é chamado de: PERSONA.
Determinar a PERSONA para o seu negócio é fundamental para o desenvolvimento do seu PLANO DE MARKETING DIGITAL, cujos conteúdos serão criados em cima das características da PERSONA.
A PERSONA é uma criação, parte baseada em dados reais, parte baseada em dados fictícios.
Dados reais que entram na criação da PERSONA são as informações, por exemplo, que você tem no cadastro de seus clientes.
Dados fictícios que entram na criação da PERSONA são dados provenientes da imaginação e da intuição, baseados na realidade de seu negócio.
Geralmente os dados fictícios que fazem parte da PERSONA são elaborados tendo em vista a direção que você quer dar ao seu negócio.
Exemplo de dado real e de dado fictício para a formulação de uma PERSONA:
Dado real: você gostaria de vender para "pessoas que moram no bairro do Bigorrilho e bairros vizinhos, cadastradas em determinado banco de dados."
Dado fictício, imaginado por você: olhando para os seus produtos e para a realidade do seu negócio, você gostaria de vender para "clientes com mais de 30 anos, masculinos ou femininos, com escolaridade superior, interessados em cultura e música clássica."
2. CRIAÇÃO DA PERSONA DOS DESINFORMADOS DIGITAIS
Imagine que você é proprietário de uma empresa de CURSOS DE ATUALIZAÇÕES DIGITAIS e você deseja vender seu peixe na internet.
A primeira coisa a fazer é determinar seu PÚBLICO ALVO, que é formado, obviamente, por DESINFORMADOS DIGITAIS.
A seguir, dentro desse PÚBLICO ALVO, é preciso construir a PERSONA DOS DESINFORMADOS DIGITAIS, que representa o cliente ideal para o seu CURSO DE ATUALIZAÇÕES.
Como foi visto anteriormente, para formular qualquer PERSONA é preciso conjugar dois aspectos sempre: um real e outro fictício.
A PERSONA DOS DESINFORMADOS DIGITAIS do seu curso poderia ser construída a partir dos seguintes exemplos de dados reais e fictícios:
I. DADOS REAIS
- Idade;
- Renda;
- Grau de escolaridade;
- Localização geográfica;
II. DADOS FICTÍCIOS
- Pessoas que passam o dia inteiro no Facebook, perdendo tempo com fofocas que não levam a lugar nenhum;
- Pessoas que só utilizam a internet para enviar e-mails e acessar bobajadas no YouTube;
- Pessoas que passam o dia inteiro assistindo vídeos inúteis do TikTok no celular;
- Pessoas que passam o dia inteiro perdendo tempo com idiotices em grupos de WhatsApp.
EXEMPLO DE CRIAÇÃO DA PERSONA DOS DESINFORMADOS DIGITAIS COM BASE NOS DADOS ACIMA
A PERSONA poderia ficar assim: "Pessoa do sexo masculino ou feminino com mais de 50 anos que mora no Bairro do Bigorrilho ou bairros vizinhos, que tem renda acima de 3 salários mínimos e escolaridade de 2º grau completa ou superior, que passa grande parte do dia curtindo bobagens no Facebook, YouTube, TikTok e WhatsApp, por desconhecer completamente como navegar na internet de modo a obter informações valiosas, ou seja, informações úteis e construtivas."
3. PERSONA E MARKETING DE CONTEÚDO
MARKETING DE CONTEÚDO são peças elaboradas com a finalidade de atrair clientes e vender na internet.
Textos, vídeos, imagens, infográficos, mapas mentais, banners, podcast etc. são peças que fazem parte do MARKETING DE CONTEÚDO de uma empresa.
Todas essas peças são criadas para "falar", para se "comunicar", para "interagir" com a PERSONA da empresa, anteriormente criada, que representa o cliente ideal para essa mesma empresa.
É fácil concluir que produzir qualquer tipo de CONTEÚDO para vender na internet sem antes construir a PERSONA sobre a qual esse CONTEÚDO ira incidir não é lá uma boa ideia. É como ficar falando ao vento, em todas as direções, sem saber pra quem.
A PERSONA e o MARKETING DE CONTEÚDO andam de mãos dadas, e o fechamento lógico é este:
A PERSONA não depende do MARKETING DE CONTEÚDO mas o MARKETING DE CONTEÚDO sempre depende da PERSONA
Felix Rego - diretor da Aranha Marrom